Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

Fiz um teste de personalidade, e eis o resultado...

 

    Como muitos sabem (e os que não sabem ficam a saber), eu estou a estudar Psicologia. E na altura da minha licenciatura ditaram que seria importante nós apostarmos em fazer um teste psicológico de personalidade (*) (cá para mim, era mais como uma prova dos 9 para eles, para ver se nós não nos revelávamos uns psicopatas... Nesse sentido, dou-lhes toda a razão). E eu, como grande parte da turma, decidi apostar neste desafio! Nao tinha nada a perder, e era algo que eu sempre quis fazer por curiosidade!

    Ora bem, é óbvio que eu não vou detalhar tudo o que os resultados vieram a confirmar (até porque não sou nenhuma oferecida, vão ter que me convidar para um café primeiro), mas achei que era giro se partilhasse com vocês alguns dos meus pontos que mais se destacaram- tanto pela parte positiva, como pela menos positiva - que se destacaram para eu poder refletir também um pouco com vocês, sobre eles.  

Alguns dos Pontos Altos (<50) :

  • Bem-estar/Emoções positivas Yaaaay me! Começou logo bem! 
  • Organização, Planeamento do tempo
  • Amabilidade (Já tenho um teste que me comprove realmente que sou uma boa pessoa. Já tenho argumentos para quando me disserem que estou de mau-humor, Ha!)
  • Acolhimento caloroso (aka = I'm Lame as f***.)
  • Curiosidade intelectual
  • Sensibilidade Quando descobri isto, fui dizer à minha melhor amiga, em pânico "Achas normal?! Diz no teste que sou demasiado sensível...É que agora não consigo parar de pensar nisto.." Ela vira-se para mim: "Hmm.. Não achas que estás a levar isso demasiado à letra, 'miga?" "LÁ ESTÁ!", disse logo eu, "SOU MESMO DEMASIADO SENSÍVEL..." 
  • Confiança nos outros Este teste foi realizado há 3 anos. Hoje em dia considero-me (ligeiramente) mais desconfiada do que era anteriormente...
  • Timidez
  • Fantasia/Imaginação

 

Alguns dos Pontos Baixos (>50) :

  • Depressão
  • Hostilidade (encarar sentimentos de frustração, e raiva) (hmm... Esperem até me verem de TPM.)
  • Correr riscos/Adaptação a novas situações Concordo. Gosto muito da minha zona de conforto. Como disse uma vez a uma colega minha quando ela me confrontou com o assunto: "Então, ela chama-se zona de conforto por algum motivo não é...É confortável, ora essa!"
  • Impulsividade Segundo o teste eu tenho mais o hábito de pensar bem, antes de agir por impulso. O problema maior é quando penso DEMASIADO na minha opinião... 
  • Lidar com pressão e contrariedades Existem pessoas que trabalham bem sob pressão. E depois existo eu.
  • Liderar (tarefas, actividades...) Sou alérgica a tudo o que seja liderar alguma coisa. Seja trabalhos de grupo, no trabalho, o que for... Stressa-me ter que pegar em 4 ou 5 cabeças de outros seres, e tentar fazê-las convergir num único sentido.

 

    Resumindo e baralhando, acho que os testes psicológicos da personalidade não dão de todo resultados em vão, porque se há alguns pontos que estão claramente evidenciados, por algum motivo há de ser, mas também não é motivo para "extremar" tanto a coisa (como por exemplo, na característica introversão/extroversão não havia meio termo. Pessoalmente considero-me mais tímida do que o considerado normal, mas continuo a adorar sair com os meus amigos e ficar em casa 2 dias seguidos deprime-me).

    No entanto, acho importante olhar para alguns dos traços mais evidentes e analisar, refletindo um pouco sobre eles também. Pois não adianta termos noção de como somos, e não tentarmos melhorarmo-nos a nós próprios. Assim, o meu objetivo com o teste foi também de me melhorar a mim mesma, desenvolver mais os pontos que acho que devem ser mais desenvolvidos, e focar-me naquilo que acho que está no bom caminho, e que deve continuar. Qual é a vossa opinião sobre os testes de personalidade, e até que ponto eles são credíveis? :)

 

 

 

(*) O teste de personalidade que realizei, neste caso, foi o NEO PI-R.

4 comentários

Comentar post