Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#14DomingodeConsultório: Análise a apoiantes de Bolsonaro

    Eu sou daquelas que pouco liga à política, contudo, a partir daquilo que consegui apurar, o candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro: apoia a ditadura militar; defende práticas de tortura e violação; condena a homossexualidade; já fez declarações misóginas, racistas, sexistas, e anti-refugiados...Enfim, é todo ele um amor de pessoa 

    E como pelos vistos, dizem que as sondagens apontam para que ele lidere as eleições, eu pergunto-me: Algo de muito errado se está a passar na nossa sociedade... O que será? 

    E por isso, hoje vim-vos falar da minha análise psicológica aos apoiantes desse senhor. Por exemplo, sabem o que é que o Bolsonaro tem em comum com o Trump? Ambos não se preocuparam com o realismo da sua proposta, e cativam um grande número de pessoas pois mostram-se seguros face à solução de um problema (pouco importa se ela funciona na prática, ou não).

    Isto é, no caso do Bolsonaro:

  • Ele apresenta uma postura de confiança: O síndrome de "idiota confiante", definido por psicólogos, dizia que “Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento”. Ora para o povo brasileiro, isso era exatamente o que eles precisavam. Com um historial político instável, os brasileiros já só querem um líder que se assuma fiel, a quem possam depositar total segurança.
  • Falta de conhecimento: Pesquisas científicas sugerem que grande parte das pessoas não reconhece "gaffes" no discurso de certos candidatos porque não sabe que se tratam de erros, em primeiro lugar. Além disso, os indivíduos tendem-se a lembrar mais facilmente das atitudes ou emoções de um candidato face a um determinado assunto, do que a sua verdadeira posição. Noutras palavras, a falta de conhecimento sobre os temas, leva as pessoas a regerem-se pelos indivíduos que demonstram apenas uma postura mais "correta" e, mais uma vez, segura e confiante.
  • Ele faz discursos morais e sobre a segurança do povo: Infelizmente, é frequente ouvir-se acerca dos vários casos de violência e crime no Brasil, o que desencadeia um sentimento de medo e insegurança no povo brasileiro. As pessoas têm medo de sair às ruas, querem justiça pelos crimes cometidos no passado, e o Bolsonaro promete-lhes isso mesmo. Num país marcado pelos casos de criminalidade, assegurar a vingança contra os criminosos é o suficiente para fazer o candidato arrecadar milhares de fãs. 
  • Povo maioritariamente religioso: Do que li, vi também alguns relatos de jovens evangélicos, que apoiavam Bolsonaro pois são contra o aborto, as cotas raciais e o comunismo, e acreditam que ele é uma óptima referência para o povo conservador. O que o torna, mais uma vez, um candidato atrativo à presidência.

    E foi esta a minha análise psicológica, neste Domingo de Consultório! O que acharam? Se tiverem alguma questão para a próxima semana, não hesitem em deixá-la nos comentários 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.