Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#15DomingodeConsultório: 7 factos sobre sonhos

   Ultimamente - provavelmente devido aos meus picos de febre -, tenho tido muitos sonhos daqueles que se confundem com a realidade, e por isso deu-me a ideia de partilhar com vocês, hoje, alguns factos psicológicos sobre os nossos sonhos. Hope you enjoy! 

 

1) Todas as pessoas sonham. E todos os dias sonhamos. No entanto, 95% dos nossos sonhos tendem a ser esquecidos pouco tempo antes de acordarmos, mas isso não significa que não os tivémos...

2) Cada sonho tem a duração de 5 a 20 minutos. E em cada noite temos de 4 a 7 sonhos.

3) Todas as pessoas que aparecem nos nossos sonhos já se cruzaram connosco pelo menos uma vez na nossa vida. O nosso cérebro não tem a capacidade de criar rostos humanos, por isso nenhuma pessoa que apareça nos nossos sonhos é verdadeiramente desconhecida! (não é assustador?!)

4) Quando estamos na fase do sono profundo, entramos na fase REM (Rapid Eye Movement). Nessa fase há a parelesia dos nossos músculos voluntários, para nos impedir de nos deslocarmos durante o sono. Chama-se assim pois os nossos olhos começam a movimentar-se rapidamente de um lado para o outro.

5) Segundo Freud, a nossa mente está dividida em: consciente, pré-consciente e inconsciente. Este último guarda tudo aquilo que o indivíduo tem dificuldade em lidar no dia-a-dia, e que como é demasiado perturbador para ele, ele torna inconsciente para não ser incomodado. No entanto, durante o sono, a "censura" que impede que os conteúdos inconscientes se tornem conscientes fica ligeiramente mais fraca, e por isso, deixa "passar" alguma informação consciente, distorcendo-a (e tornando-a em sonhos!).

6) Os sonhos traduzem sempre um tipo de conflito que temos por resolver, seja este parte do passado ou mais recente. (Lembrem-se disto a próxima vez que tentarem examinar um sonho vosso... )

7) Um lucid dream (ou sonhos lúcidos) ocorre quando estamos conscientes que estamos a sonhar, apesar de estarmos a dormir. Como estes sonhos surgem em combinação com o estado consciente e estado REM, o indivíduo consegue controlar aquilo que está a sonhar.

    E por hoje é tudo! O que acharam? Ficaram com mais alguma curiosidade sobre os sonhos, ou a sua interpretação? 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartaforado.

11 comentários

Comentar post