Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#16DomingodeConsultório: Os sonhos têm algum significado?

sonhos.png

    No último Domingo de Consultório falei-vos de sonhos, e o Nuno deu-me uma excelente ideia para um próximo post:

 

"Eu gostava imenso de perceber se os sonhos de facto têm algum significado escondido como muitos dizem, ou se são apenas fruto do nosso inconsciente"

 

    Segundo Freud, sim, os sonhos têm significado. Freud foi o psicólogo que mais trabalhou na área dos sonhos, e defende que é através dos sonhos que temos acesso aos nossos desejos inconscientes (que o nosso cérebro finge esquecer para nos proteger), sendo até possível conhecer a origem da sintomatologia de um paciente clínico, e levar à cura. 

    Apesar de Freud achar que todos os sonhos têm o seu valor simbólico, ele acredita que eles se apresentam de maneira muito primitiva, daí a dificuldade (gigante) em conseguir interpretá-los. É importante alertar-vos que a leitura dos sonhos para Freud é bastante sexual.

    De forma geral a sua interpretação difere de pessoa para pessoa, tendo sempre em conta a sua história clínica. Contudo, Freud considerou que há certas representações oníricas fixas, que costumam ser frequentes na grande parte das pessoas. Por isso trago-vos exemplos abaixo de algumas das interpretações mais comuns de se analisar:

  • Quando sonhamos com imperadores, imperatrizes, reis ou rainhas, estas costumam se tratar de representações dos nossos pais. São figuras que são vistas com grande respeito e admiração.
  • Por sua vez, os animais e os parasitas remetem para os nossos filhos, ou irmãos.
  • Sonhar que estamos em casas ou prédios de muros lisos representam muitas vezes homens, já aquelas que apresentam saliências tendem a simbolizar “mulheres”.
  • A água aparece muitas vezes associada a um nascimento, sendo o nascimento aqui também visto como uma mudança da própria pessoa, uma transformação de si mesma.
  • Por sua vez quando sonhamos que estamos na água e salvamos alguém de se afogar, ou somos nós salvos de um afogamento, estamos muitas vezes a retratar a relação que nós temos com a nossa mãe, ou outra relação maternal.
  • Para Freud, sonhar que estamos a voar simboliza, muitas vezes, o nosso desejo sexual.
  • Sonhar que estamos a partir para algum lado incerto, ou que estamos a fazer uma viagem, representa a morte (física, ou a morte "psíquica" - períodos mais depressivos)
  • Por último, Freud atribui enúmeras representações para o órgão sexual masculino, sendo este representado por: bastões, árvores, espadas, pistolas, balões, aviões, jarros, etc. Enquanto que para o órgão sexual feminino ele atribuí sonhos como: cavernas, gavetas, caixas, cofres, vasos, jardins, etc.

    O que acharam das interpretações? Concordam com Freud? 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartaforado.

15 comentários

Comentar post