Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#17DomingodeConsultório: Como lidar com a pressão?

galinha.png

 

    Diariamente somos pressionados pelas exigências dos outros (no trabalho, na família, nos relacionamentos...), e até de nós próprios! Temos, ou têm, determinadas expetativas sobre nós, e por isso começamo-nos a sentir "cobrados". Uma certa pressão psicológica é natural, e faz parte, pois ajuda-nos a evoluir e a querer avançar, no entanto, quando esta se torna excessiva, causa-nos altos níveis de stress e um grande desgaste emocional (podendo mesmo originar insónias ou doenças intestinais; e levar a comportamentos agressivos e autodestrutivos).

    Hoje resolvi dar-vos dicas úteis, para porem em prática, cada vez que vos sentirem prestes a "rebentar a bolha" (ou melhor ainda: muito antes disso!).

 

1º Evitar acumular emoções negativas: A maioria das pessoas não faz ideia da quantidade de sentimentos negativos que acumula dentro de si. Sejam os stresses com os patrões, as discussões em casa, maus-dias uns atrás dos outros, etc. Tudo isto tende a ficar "armazenado" dentro de nós, pronto para fazer-nos saltar a tampa, mais dia menos dia. 

2º Diminuir a pressão: Estudos sugerem que, quando os indivíduos sentem que têm vários trabalhos/exigências pendentes, devem começar por realizar as tarefas mais fáceis e rápidas de se fazer, para depois passarem as seguintes. Ao realizar pequenas tarefas, tendemos a sentirmo-nos mais capazes e motivados para as próximas, mais complicadas. Para além disso, comunicar abertamente, com alguém de confiança, sobre o tipo de pressões que temos neste momento e que nos preocupa, ajuda também a aliviar a sua carga emocional negativa.

3º Arranjar estratégias para se proteger: Dependente da quantidade de pressão psicológica que o indivíduo tem acumulada, assim é o tempo que ele demora a se libertar dela. Caso esta pressão comece a afetar-nos física e psicologicamente é necessário atuar depressa. Os psicólogos recomendam várias atividades para nos protegermos contra ela: praticar meditação e exercícios de mindfullness, fazer yoga, passear ao ar livre, ler, arranjar um hobby, praticar exercício físico/um desporto, descansar e fazer sestas, conversar com amigos e pessoas positivas, e mesmo procurar um psicólogo, caso assim seja necessário.

    E por hoje é tudo! O que acharam do post? Têm alguma questão para a próxima semana que gostariam de ser respondida?

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

17 comentários

Comentar post