Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#37DomingodeConsultório: O que é isto do Mindfulness? E como me pode ajudar?

 

    Iniciei, há pouco tempo, um curso de mindfulness. Já há algum tempo que tinha curiosidade em aprofundar mais este tema, e agora que tive essa oportunidade no estágio em que estou, decidi aproveitar.
 
O que é o Mindfulness?
 
    O Mindfulness (ou técnica da atenção plena) é uma técnica de meditação que permite prestar atenção ao momento presente, com disponibilidade, curiosidade e sem julgamentos. As meditações são feitas através da consciência corporal (semelhante ao yoga), onde se pretende estudar a forma como o nosso corpo lida (e resolve) o stress.
    O Mindfulness não se trata de uma cura, ou tratamento, para quadros clínicos e médicos; no entanto ele é utilizado como um complemento, pois tem um efeito significativo em indivíduos com ansiedade, depressão, dor crónica, enxaquecas, etc.
 
Que benefícios traz?
 
    Através deste curso consegui-me aperceber que o Mindfulness traz não só benefícios para a nossa saúde mental (diminuição da ansiedade, redução do stress, aumento da capacidade de empatia, etc.) como também para a nossa saúde física (diminuição da pressão arterial, sono repousado, melhoria da função imunológica, etc.)
 
Como se faz?
 
    Os especialistas de Mindfulness recomendam uma prática diária de meditação de 30 min. Há várias meditações utilizadas: o Scanner Corporal, o Yoga Consciente, a Meditação em silêncio, entre outros. A par disso, a prática do Mindfulness também pode ser feita enquanto estamos a realizar uma tarefa de rotina diária (como almoçar, conduzir, arrumar a casa, etc.). O objetivo aqui é trazer a atenção plena e consciente para aquele momento presente, reparando texturas, sabores, cheiros, sons…
 
Como posso praticar?
 
    O Mindfulness pode ser praticado com a ajuda de um técnico especializado, ou sozinho (apesar de poder ser um pouco mais difícil, neste caso, manter o foco). Caso queiram aventurar-se nesta prática, podem consultar neste site vários áudios guiados de meditações, de forma gratuita. Eu utilizo estes áudios para me guiar nas minhas práticas, e tendo já uma semana de experiência nisto posso-vos dizer uma coisa: Esta é uma experiência super relaxante e apaziguadora. Ao fim deste tempo sinto-me já mais calma, menos stressada e preocupada com as coisas à minha volta. Traz-me uma tranquilidade que não consigo explicar de onde vem...
 
    Recomendo-vos bastante! Para finalizar o post de hoje gostava de vos deixar uma frase que ouvi, algures durante o curso, sobre o que é o Mindfulness, e de que gostei muito:
 
 
"Podes não saber parar as ondas, mas podes aprender a surfar” - Jon Kabat-Zinn (considerado o criador do Mindfulness)
Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.