Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#38DomingodeConsultório: O Natal afecta a nossa saúde mental?

 

   Se, por um lado, está comprovado que o Natal é uma época geradora de maior stress e ansiedade, também há estudos que associam esta altura do ano a um maior número de comportamentos solidários, e caridosos.

   Segundo a literatura, o stress natalício surge muitas vezes com a pressão para comprar prendas, a preocupação com os gastos, e a falta de tempo. Esses factores tendem a causar bastante frustração e ansiedade de modo geral, podendo causar um desgaste emocional muito grande em algumas pessoas.

   Para combater estas emoções negativas, devemos planear objetivos (e presentes) realistas, fazer uma boa gestão do nosso tempo, e aproveitar esta altura para renovar as nossas ligações familiares, e/ou de amizade.

   Por outro lado, o Natal é tipicamente uma época de bondade e solidariedade, onde se observam mais comportamentos de amor para com o outro. E são vários os estudos que comprovam que a prática destes comportamentos promove não só o equilíbrio psicológico, como o físico (melhorando o nosso sistema imunitário). 

  Por isso, aproveitem esta altura do ano (e não só!!) para desenvolverem competências como a solidariedade, o perdão, a generosidade e a benovolência; pois estão não só a trabalhar na vossa saúde, como a contribuir para um mundo mais feliz 

  Espero que tenham gostado deste Domingo de Consultório! Há algum tema que gostariam que falasse para a próxima semana?

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

2 comentários

Comentar post