Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

#4DomingoConsultório: Dificuldade em tomar decisões...

garfield.png

    Bom domingo a todos! Hoje é dia de abrir o nosso consultório! (Fico feliz por ainda gostarem de ouvir o que esta gajinha desbaralhada tem para dizer, por isso muito obrigada!! ). Hoje foi a nossa querida desarrumada a deixar-nos a sua questão!

    "Um dos problemas que me afectam mais é não conseguir tomar decisões. Fico sempre com aquela sensação de que ao decidir algo vou estar a "perder" outra coisa, e que ambas as decisões têm coisas negativas e positivas, sendo-me extremamente difícil escolher uma delas.... Muitas vezes acabo por evitar a escolha e não decidir nada, adio, adio, até perder a oportunidade. Isto tem prejudicado a minha vida em muitos aspectos. Já ando a ver uma psicóloga porque a situação tornou-se insustentável... mas gostava de saber a tua opinião sobre este "problema".

    Cara desarrumada, a meu ver, a dificuldade em tomar decisões pode ter a ver com:

  • A falta de confiança que temos em nós próprios: Por sermos pouco seguros podemos ter medo da reação dos outros e/ou não nos sentirmos à vontade para tomar uma determinada decisão. Neste caso, há que trabalhar a nossa auto-estima e despreocupação com o que os outros pensam, de forma a sentirmo-nos menos 'culpados' da nossa decisão. Há que ter em conta que em primeiro lugar temos de pensar no que é bom para nós e naquilo que nós queremos, e nunca nos devemos sentir mal por isso!
  • Ou... Não sabermos o que é que queremos: Muitas vezes por pensarmos demasiado nos outros, podemo-nos esquecer o que queremos para nós próprios. Ou então, temos dificuldade em escolher a melhor opção por conseguirmos ver os pros e contras das duas escolhas. Nessa situação devemos explorar, sempre que possível, as duas opções em causa, de forma a conhecermo-nos melhor, e, no futuro, sabermos dizer de forma mais assertiva o que gostamos mais. Lembremo-nos: a prática leva à perfeição. Podemos demorar a tornarmo-nos mais decididos, mas é um treino constante que bem cumprido, dá frutos.

    Apesar de tudo isto, aconselhava-te a manter as "visitas regulares" à tua psicóloga.  A dificuldade na tomada de decisões está muito relacionada com o stress e ansiedade. E muitas vezes com estes níveis emocionais estabilizados, processos cognitivos como a tomada de decisões e o raciocínio lógico trabalham muito mais facilmente! Boa sorte!

    E por hoje é isto! Gostaram? Para terem aqui a vossa questão respondida para a semana só têm que: comentar este post com a vossa questão (em anónimo se não se quiserem expôr, ou com o vosso blog), comentar o post do meu instagram que irá sair sobre o Domingo de Consultório Aberto, OU mandar um e-mail para umacartaforadobaralho@hotmail.com (onde podem, mais uma vez, identificar-se ou não, conforme queiram ou não manter o anonimato). 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.