Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

A importância da motivação

 

    Se querem a minha opinião acho que a motivação é muito desvalorizada nos dias de hoje, principalmente na área laboral. Um trabalhador, seja em que emprego estiver - mesmo que no emprego de sonho da vida dele -, precisa de estar motivado para o que está a fazer. E isso implica uma série de condições como: a sua área/local de trabalho, os recursos que tem, a remuneração que recebe, o seu horário de trabalho, as relações com os restantes trabalhadores... Infelizmente, muitas empresas parecem atualmente esquecerem-se da importância de todos estes factores.

    O objetivo da empresa é lucrar, tudo bem, é fazer o máximo pelo menor número de recursos possíveis... Mas será que às tantas não se esquecem que estamos a trabalhar com pessoas, seres vivos? E que essas pessoas têm pensamentos, emoções, opiniões... para além de que toda uma vida, para além do trabalho?

     A própria definição de motivação nos diz que é "a força capaz de mover o indivíduo à ação, provocando no mesmo uma mobilização para iniciar, e manter-se focado num objetivo." (Robbins, 2002). Se o indivíduo não está direccionado para a ação, seja qual for o motivo, vai pôr em causa não só a sua saúde mental, - pois se está desmotivado é porque sente um desgaste emocional de alguma ordem, - mas também o seu trabalho, fazendo-o de forma mais contrariada, mais 'mecânica', e logo, surgem mais facilmente erros no que está a fazer.

    Logo, trabalhadores menos motivados geram menor produtividade. A solução? Arranjar estratégias que contribuiem positivamente para as necessidades dos trabalhadores, começando imediatamente por ouvi-los, a fim de saber o que eles precisam. É menos horas de trabalho? É aumento de ordenado face às suas funções? É boa relação com os restantes colegas de equipa?...

    Vou-vos ser sincera, neste momento estou muito pouco motivada com o meu estágio, porque acho que me faltam uma série de condições - que nem vale a pena mencionar aqui - para que consiga fazer um bom trabalho. E claro que, inevitavelmente, isso afeta o meu estado de espírito. Estar diariamente a trabalhar em algo que não sinto retorno positivo, ou que sinto muito pouco (visto que a única coisa que vejo é mais trabalho acumulado), faz-me sentir exausta. E adorava conseguir mudar isso.

    Porque, muito sinceramente, não acho que o povo português "não queira fazer nenhum" como muitos erradamente dizem, o problema é ter falta de condições para fazer aquilo que quer, o que acaba por desmotivar qualquer um...

    O que é que vocês pensam sobre este assunto?

10 comentários

Comentar post