Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

A polémica do Artigo 13

artigo13.png

 

    Faz hoje duas semanas que saiu o vídeo do Wuant a falar no Artigo 13,  e nas péssimas implicações que ele vai ter para nós, consumidores da internet, caso entre em vigor. E, infelizmente, tenho reparado que há muita gente que não está a par do que se passa a esse respeito, e por isso hoje decidi falar sobre isso.

 

    O Artigo 13 é uma proposta de lei da União Europeia sobre os direitos de autor, que, segundo eles, tem como objetivo "encontrar formas eficazes de os detentores dos direitos de autor protegerem o seu conteúdo online".

 

    Até aqui, parece tudo muito bonito. O pior é que, na prática, com o propósito (muito questionável) de "defender os direitos de autor", irá criar consequências para a internet como:

  • O Google vai deixar de funcionar como tem funcionado até agora, e como vamos ser impedidos de retirar todas as imagens, o Google Imagens vai deixar de existir (pois não têm dinheiro para pagar todos os direitos de autor de TODAS as imagens). Não vamos poder tirar imagens para posts, os memes deixarão de existir, vamos deixar de poder colocar imagens no instagram que não sejam nossas; não vamos poder colocar fotografias para colocar como fundo do telemóvel, e por aí fora;
  • As redes sociais como instagram, whatsapp, facebook, twitter, etc. vão levar restrições, podendo mesmo deixar de existir. Como a grande parte das imagens, vídeos e músicas aí colocados são retiradas da internet, e visto estas empresas não terem dinheiro suficiente para suportar os direitos de autor, terão de ser eliminadas da UE;
  • Os youtubers vão estar impedidos de publicar conteúdos nos seus canais. Todos os youtubers da União Europeia terão os seus vídeos anteriormente publicados bloqueados, bem como os vídeos futuros;
  • Vamos perder o acesso a milhões de vídeos, de todo o mundo (sejam videoclipes de músicas, vloggers de youtubers, vídeos feitos por fãs, sketches de comédia, e muito mais...). Ou seja, possivelmente o youtube também deixaria de existir.

 

    Isto iria acontecer não apenas em Portugal, mas em toda a UNIÃO EUROPEIA. Vamos ser excluídos de conteúdos de toda a parte do mundo! Teriam de ser criadas redes sociais novas, só para os países da UE, para substituir aquelas que usamos agora. A internet como a conhecemos deixaria de existir.

    Na opinião de muitos youtubers, esta lei foi criada a favor de meios de comunicação social como a televisão e os jornais, que lucram com o fim de muitas destas plataformas sociais pois são vistas como "concorrência".

    Se o Artigo 13 for aprovado entra em vigor JÁ em Janeiro de 2019. Isto é muito grave, e infelizmente, anda a ser muito pouco falado.

    Por isso deixo aqui a minha mensagem. Também nós, bloggers, criadores de conteúdo, temos que nos unir e mostrar a nossa indignação. Pois, como viram, se nada fizermos, iremos perder tudo aquilo que até agora criámos na internet, e a nossa forma de comunicar com os outros vai ser posta em causa!

    Aqui podem aceder a toda a informação sobre o Artigo 13. Podem assinar aqui o abaixo-assinado contra, e podem também ver aqui tudo explicadinho no youtube sobre o que tenho vos estado a falar. Mas mais que tudo, aconselhava-vos a ver o vídeo do Wuant, e a espalhar a mensagem.

    Vamos unirmo-nos! #SaveYourInternet

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

24 comentários

Comentar post