Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

Coisas que já ouvi, enquanto psicóloga:

 Mitos VS Realidade

 

"Os psicólogos são aqueles que tratam os malucos, não é?"

Na realidade, a psicologia trata maioritariamente indivíduos neuróticos (pessoas com emoções 'exageradas', fobias, ansiedades, obsessões..., ou seja, todos nós). Segundo Freud, todos nós somos indivíduos neuróticos, logo, todos nós somos um pouco pró "malucos". 

 

"És psicóloga? Adivinha o que eu estou a pensar!"

(In?)felizmente não é assim que funciona, não tiramos o curso de videntes 

 

"Vou-te contar o meu sonho, para o interpretares."

 Nem todos os psicólogos sabem interpretar sonhos. Na verdade, só aqueles que tiram a especialização em psicoterapia dinâmica, ou psicanálise. Por isso, se procuram psicólogos que façam interpretação de sonhos, procurem por especialistas nestas áreas!

 

"Psicólogo é aquele profissional que usa o divã para o paciente não é?"

Nem sempre. Neste caso, só os psicanalistas é que utilizam o famoso divã nas suas consultas.

 

"O psicólogo passa medicação?"

Não, apenas o psiquiatra pode passar.

 

"Eu já ando a ser seguida por um psicólogo há alguns dias, e ainda não estou curada da depressão/ansiedade/... !"

Dependente das patologias, há doenças mentais que demoram mais sempre a ser tratadas do que outras. Os psicólogos não podem ser vistos como os médicos: vai-se a uma consulta, passa-se uma receita, e nos dias seguintes melhoram. Infelizmente, a maioria das pessoas só vai ao psicólogo quando a doença já está bastante avançada, o que faz com que o tratamento demore muito mais tempo. Há que ter calma, e paciência, porque a espera dá resultados!

 

"Vocês deviam ter vergonha, vocês estão a fazer negócio com a saúde das pessoas!" (sim, já houve um cliente a dizer-me isto)

E os médicos privados não estão? Ou os psiquiatras, dentistas, oftalmolgistas...? Tal como os outros profissionais, os psicólogos não são excepção, e também precisam de fazer dinheiro! É aquela chatice de ter que comer, viver e assim... You know...

 

"Como é que eu tenho a certeza que posso confiar em vocês e contar-vos tudo sobre mim?"

Os psicólogos regem-se de acordo com o Código Ético e Deontológico  da Ordem dos Psicólogos, sendo por isso obrigados a garantir privacidade e confidencialidade de toda a informação do paciente. Só em casos muito excepcionais é que essa confidencialidade é posta em prática. Podem ler mais sobre isso aqui.

 

"Um estudante de psicologia não devia pensar assim, porque..."

 Por sermos psicólogos não significa que deixemos de ter os nossos pensamentos e opiniões. Cada um é como é, e o psicólogo não é exceção. No entanto, de modo geral, sim, não fazemos juízos de valor (até por fazer parte do nosso Código, que falei há pouco!)

 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartaforado.

5 comentários

Comentar post