Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

Como lidar com pessoas negativas?

 

    Visto ter havido várias questões para os próximos Domingos de Consultório (MUITO obrigada a todos, do fundo do ), resolvi prolongar os consultórios ao resto desta semana! Espero que gostem!

 

    Hoje a minha querida Sofia, pergunta "Que conselhos dás às pessoas que estão rodeadas de pessoas negativas e deixam-se entrar na sua energia negativa?"

 

    Ora bem, o conselho mais rápido e prático de dar é: afastem-se de pessoas negativas! Mas sei que, por variados motivos, nem sempre é possível. Portanto, antes de mais aconselhava a:

 

1º Identificar as pessoas negativas e tentar compreender as causas da sua negatividade: A pessoa em causa é realmente negativa, ou apenas está num "dia não"? De modo geral, a negatividade das pessoas tem por base o medo - de serem desrespeitados, de não serem amados ou o medo de lhes acontecer algo mau. Isto porque as pessoas sentem que foram constantemente magoadas e desiludidas na sua vida, e por isso, tendem a projetar essa 'raiva' (em forma de pessimismo) de duas formas: para si mesmas, ou para os outros, como forma de se proteger. 

 

2º Ter compaixão por ela: Evitar dar feedback negativo acerca da sua negatividade ou "sermões", pois a pessoa negativa, como referido acima, é uma pessoa magoada e vai interpretar isto como outra rejeição que teve na sua vida (e aumentar a negatividade). Ao invés disso, seja paciente e não reaja aos seus comentários negativos. Deve manter este pensamento presente: "Eu estou a conviver com esta pessoa negativa neste momento presente, mas ela está constantemente a conviver com esta sua negatividade toda! Esta negatividade não é projetada a mim em específico, tem a ver com a sua história de vida"

 

3º Tentar ajudá-la: Ocasionalmente, surprêende-la e fazer algo generoso por ela (ex: elogia-la por algo que fez bem), ouvi-la, e tentar compreender o que sente. Ela aos poucos vai-se aperceber que não há razão para ver o mundo de forma tão negativa. Devemos manifestar comportamentos positivos com ela, e mostrarmo-nos seguros do que somos e do que fazemos. 

 

4 º Protegermo-nos: Claro que isto não significa que, de vez em quando, essa pessoa não terá um ou outro comentário menos desencorajador para nos dar (ex: "não sei porque vais tentar, não irás conseguir"), mas nesse caso devemos responder-lhe calmamente, de forma assertiva (ex: "se eu nunca tentar, não saberei" ou "eu vou arriscar porque prefiro tentar, depois logo se vê"). Devemos evitar ao máximo sermos "arrastados" para a sua negatividade. O truque é dar respostas curtas, neutras e direta, sem dar azos para muita discussão do assunto.

 

⚠: No entanto, nem sempre isto é possível, e por isso pode mesmo ser necessário tirar algum tempo longe da pessoa negativa, a fim de preservamos a nossa auto-estima!

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartafora.

38 comentários

Comentar post

Pág. 1/2