Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

umacartaforadobaralho

"o segredo é teres sempre uma carta na manga"

O meu querido Pedrógão Grande...

nodeirinho.png

    Fez domingo 1 ano. Há 1 ano que estavam a ser levadas vidas de inocentes, e destruídas casas, terrenos, e estradas por fogos que apanharam de surpresa os habitantes do Nodeirinho (onde foi inaugurado o monumento acima), e do resto da vila de Pedrógão Grande. 

    Honestamente, parece que foi ontem que soube da notícia. Ainda é tudo muito novo para mim, e sinto que se falar nisto durante muito tempo, começo a chorar.

    E choro porque a vila que eu conheci está completamente irreconhecível, o trauma e o medo ainda se apoderam de muitas famílias que por lá andam, e o luto por aqueles que perderam ainda está a ser feito... Porque é tudo muito recente, aconteceu tudo tão rápido, e foi tudo tão inesperado. Eu (ainda) me sinto neste "choque" de: Eu poderia perfeitamente ter sido uma das pessoas que não sobreviveu aos incêndios... Porque era altura das férias, e a minha família estava prestes a arranjar uma data para irmos visitar a nossa casa de Figueiró, e era perfeitamente possível de isto acontecer. As estradas em que ocorreram os incêndios são estradas onde nós passamos a toda a hora, as localidades que arderam eram perto da nossa casa, e o nosso próprio terreno ardeu completamente!

    Por isso, se eu ainda não recuperei do susto, e nem sequer estive presente para o ver, eu não imagino o que sofreram (e ainda sofrem) os habitantes de Pedrógão! Nem imagino os traumas, os medos, as angústias, as tristezas... que se vive nesta vila, onde são constantemente relembrados desta desgraça... Eu só espero realmente que todos os habitantes estejam a ter o devido acompanhamento psicológico, e ajuda monetária (e de bens), que necessitam, para se encontrarem o melhor possível dentro das circunstâncias. Foi um choque enorme para todos, mas para estas pessoas que viveram este pesadelo de perto deve ter sido muito maior, e merecem toda o respeito, e atenção, do mundo. Muita força para todas as famílias, o meu coração está com vocês... 

Sigam-me no Instagram @umacartaforadobaralho e no Twitter @umacartaforado.

3 comentários

Comentar post